Cientista de Dados: o que faz, salário e como se tornar

“A vida como conhecemos”, um livro de Bill Weir, principal correspondente de Clima da CNN, que é estruturado como uma série de cartas para seu filho, centra-se no potencial humano e na resiliência. “Uma breve história do futuro” se junta a alguns livros e shows recentes que oferecem uma visão mais otimista do que um mundo em crise global pode parecer. “Aqui na minha região, mesmo, não se encontra tanto emprego em dados. Por isso, eu tento procurar oportunidades remotas”, conta Gustavo, que reside na cidade de Ananindeua, na região metropolitana de Belém. Atualmente, Gabrielle recebe cerca de R$ 11 mil com carteira assinada (CLT) e reconhece que o salário nesse setor é realmente alto.

como ser cientista de dados

Ciência de dados e BI não são mutuamente exclusivas; organizações voltadas para tecnologia usam ambas para interpretar e extrair valor de seus dados. Crie aplicativos de IA, escale cargas de trabalho a partir de um único armazenamento de dados e monitore todo o ciclo de vida da IA. Veja como o Amplitude, ferramenta com foco em analytics e marketing https://deliriumnerd.com/2024/04/22/cientistas-de-dados-empresas/ multicanal, potencializa o desempenho de produtos e aprimora a experiência do usuário de maneira inteligente e eficaz. Se você quer mergulhar na área de dados, pode contar com a Tera em sua jornada de desenvolvimento. Nosso curso de Análise de Dados tem a proposta de levar você do zero até um nível de maturidade para a conquista da sua vaga.

Coleta de dados não estruturados

Há muitos caminhos de carreira diferentes para alguém que está interessado em trabalhar com dados. Qualquer pessoa que tenha interesse na área pode fazer ciência de dados. O conjunto de habilidades necessário para exercer a profissão pode ser desenvolvido por cursos de graduação como matemática, física, engenharia, ciência da computação, estatística, economia e administração. As tecnologias baseadas em software livre são amplamente utilizadas em conjuntos de ferramentas de ciência de dados.

como ser cientista de dados

Outra função comum no dia a dia desse tipo de profissional é a análise de exploração, em busca de insights e padrões nos dados. Nesse momento, utiliza-se um conhecimento estatístico para desenhar gráficos e estabelecer análises prévias que evidenciam interessantes descobertas. Cientistas de dados precisam saber exatamente onde querem chegar e, para isso, devem conhecer as limitações e as dores existentes. A partir do entendimento do cenário, é possível traçar as abordagens e estratégias específicas para solucionar aqueles problemas.

Linguagens de programação

O analista de dados Raphael Pavan, de 27 anos, vive em Campinas, no interior de São Paulo, e, hoje, trabalha para o banco Agibank. Ele conta que, embora seja apaixonado pela profissão, reconhece que ela não é tão queridinha como as demais, quando se olha para a remuneração. O paraense Gustavo Ramos, de 27 anos, é um cientista de dados, uma das profissões que mais está no auge no universo dos dados. Ele trabalha como freelancer e sonha em conseguir uma oportunidade fixa com contrato CLT. Depois de ter um bom conhecimento e começar a modelar, é aconselhável experimentar diferentes métodos e ver qual deles funciona melhor para o problema que queremos resolver.

Em grandes empresas, onde a área de Data Science reporta diretamente para os tomadores de decisão nas áreas de negócio, as habilidades interpessoais são fundamentais. Outras empresas, terão um líder responsável por reportar os resultados e uma equipe com perfil mais técnico para a execução do trabalho. Mas independente de qualquer coisa, o conhecimento técnico curso de cientista de dados deve ser adquirido. Se você deseja se tornar um profissional de ciência de dados ético, pense no futuro. Saiba desde já que em sua carreira, provavelmente, surgirão situações nas quais você precisará se posicionar contra o uso de suas habilidades para prejudicar outras pessoas. Olhando para 2021, o clima político pode estar propício para tais dilemas.

Como atua um cientista de dados?

Nesse sentido, a pessoa profissional precisa saber como encontrar padrões e tendências nos dados, a partir de manipulações de funções e recursos já existentes em bibliotecas como o Pandas e Matplotlib. Observando os diferentes tipos de cientistas de dados, percebemos que a atuação de profissionais dessa área pode ganhar diversas particularidades, dependendo do contexto. Por isso, tanto para quem se candidata às vagas de data scientist quanto para quem contrata, é necessário primeiro compreender quais skills são realmente importantes para ocupar determinado posto. O conhecimento desenvolvido sobre Data Science aplicado a aquele modelo de negócio molda profissionais experts em uma vertical. Esse perfil de data scientist se torna muito valioso no mercado, na medida em que novas empresas de um mesmo segmento surgem e passam a buscar por especialistas. Essa é uma boa pergunta Sergio, mas a resposta depende dos objetivos profissionais da pessoa e também do perfil de empresa em que ele pretende trabalhar.

Comments are closed.